ATENDIMENTO 83 3204-0750

Notícia

Novo registro obrigatório no sped, confira o que mudou!

05/01/2023 às 16:09 por RC Assessoria Contabil

Novo registro obrigatório no sped, confira o que mudou!
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) informa que devido à necessidade de adequação dos sistemas de informática ao leiaute do Registro 1601 da Escrituração Fiscal Digital (EFD), passará a ser obrigatório em 2023 para os Estados que assim o exigirem, inclusive a Paraíba.  

Sendo assim, todos os contribuintes domiciliados no Estado deverão apresentar o Registro 1601, a partir de referência de janeiro de 2023, em substituição ao Registro 1600. 

A diferença entre o Registro 1600 e o 1601 é que o primeiro servia apenas para identificar os valores das operações realizadas por meio de cartões de débito e crédito, enquanto que o seu substituto é bem mais abrangente e engloba todas as transações com cartões de débito, crédito, de loja (private label), transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo e demais instrumentos de pagamento eletrônicos, bem como sobre o fornecimento de informações prestadas por intermediadores de serviços e de negócios referentes às transações comerciais ou de prestação de serviços intermediadas por integrante ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB (Convênio ICMS nº 134/2016).

Solicitamos que entre em contato com seu sistema de emissão de notas para verificar se o mesmo já está adequado para geração do SPED com esse registro. Estamos à disposição para sanar suas dúvidas.

Confira o vídeo que nossa especialista fez sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=m5hKgMsQ1pE


Fonte: SEFAZPB

Outras notícias

Para poder navegar neste site você precisa entender e aceitar nossos termos e políticas de privacidade. Mais informações.