ATENDIMENTO 83 3204-0750

Notícia

Importância do planejamento tributário

24/12/2018 às 13:02 por Tatiana Benevides

Importância do planejamento tributário
Tendo em vista a alta e complexa carga tributária exigida nas esferas governamentais, a quantidade de taxas, impostos e tributos, aos quais os contribuintes, sujeitos passivos, pessoas físicas e jurídicas, estão obrigados a cumprir, é de suma importância que se elabore um planejamento tributário, com a finalidade demonstrar a forma de tributação mais adequada para o desenvolvimento operacional e financeiro das empresas.

Além dos cálculos no intuito de redução da carga tributária,faz-se necessário observar o contexto legal, operacional e mercadológico que a empresa atua,observando-se as normas e legislações pertinentes à atividade e objeto social. Informações contábeis e financeiras também servirão como base para escolha da melhor forma de tributação epara o desenvolvimento e aplicabilidade sustentável do planejamento a ser realizado.

No planejamento tributário deve-se tratar:

·         Do escopo e finalidade do trabalho;
·         Da metodologia aplicada;
·         Do mercado que a empresa atua;
·         Do enquadramento legal atual de tributação e quais as obrigações fiscais principais e acessórias em que a empresa está submetida de forma compulsória e/ou opcional e suas definições;
·         Possíveis novos cenários de atuação tributária;
·         Das formas de recolhimento legalmente possíveis em que a empresa analisada poderá sujeitar-se em suas diversas esferas governamentais;
·         Definição e característica dos tributos aos quais a empresa pode sujeitar-se;
·         Cálculo tributário e enquadramento comparativo;
·         Conclusões e Recomendações genéricas e específicas.

Diante do exposto, no que diz respeito à economia no recolhimento dos tributos, o planejamento tributário ajuda a direcionar a entidade ao alcance de seus objetivos por meio da indicação de práticas tributárias mais adequadas à condução de seus negócios, auxiliando ainda na gestão e no processo de tomada de decisão dos sócios, administradores e demais partes interessadas.

Planeje-se, estamos iniciando mais um novo ano, que tal seu próximo passo ser rumo às melhores práticas tributárias e econômicas e adequação mercadológica?

Entre em contato conosco.



Outras notícias

Para poder navegar neste site você precisa entender e aceitar nossos termos e políticas de privacidade. Mais informações.