ATENDIMENTO 83 3204-0750

Notícia

Como declarar investimento em ações no Imposto de Renda?

13/05/2022 às 14:50 por RC ASSESSORIA CONTÁBIL.

Como declarar investimento em ações no Imposto de Renda?

Investidor deve ter atenção a faixa de isenção, prazos de pagamento e compensação de prejuízos!


Contribuintes que negociaram na Bolsa de Valores no ano passado devem se preparar para informar os investimentos no Imposto de Renda 2022. Ao contrário das operações em Tesouro Direto, em que o tributo é retido na fonte, o imposto sobre o lucro de ações e ativos de renda variável deve ser calculado pelo próprio contribuinte ou por um contador de sua confiança.

Rider Rodrigues, Diretor da UNICON - União Contábil (GBrasil | Vitória - ES), explica que, para as operações comuns, o lucro da venda de ações é tributado em 15%, enquanto para as operações day trade a alíquota é de 20%. As vendas de ações em operações comuns são isentas do Imposto de Renda caso fiquem abaixo de R$ 20 mil mensais. “No entanto, a condição não se aplica às operações day trade, nem às opções e aos contratos futuros”, alerta Rider.

O contador aponta que é importante ter um controle mensal do recolhimento de impostos para estar de acordo com a legislação. “O contribuinte deve pagar o imposto até o último dia útil do mês seguinte ao da venda das ações. Então, por exemplo, se você vendeu em agosto, o recolhimento precisa ser feito até o fim de setembro, com pena de multa de até 20% em caso de não recolhimento”, esclarece.

O contribuinte pode ainda compensar prejuízos com o lucro de meses posteriores, diminuindo a carga tributária. “As compensações de prejuízos com ações somente podem ser realizadas entre operações de mesmo tipo, sejam day trades ou comuns”, orienta o contador.

Investidores, independentemente do número de ações que possuam ou de quantas operações realizaram ao longo do ano, devem procurar uma assessoria contábil para obter o cálculo exato dos impostos devidos e evitar que a declaração caia na malha-fina.


A RC possui uma equipe especializada pronta para te atender.

Entre em contato conosco pelo telefone e Whatsapp 83 - 3204-0750



Fonte: GBrasil

Outras notícias

Para poder navegar neste site você precisa entender e aceitar nossos termos e políticas de privacidade. Mais informações.